quinta-feira, 20 de junho de 2013

RESENHA DE CABELO

Quais procedimentos fazer no salão e quais fazer em casa?

Vai ter cabeleireiro #xatiado com esse tema, e leitor\cliente dizendo que não é bem assim. E não é mesmo! O tema de hoje não é uma regra, e sim mais uma dica de otimização de resultados e de dinheiro. 
 
Estou dizendo que você não deve fazer no salão os itens listados sob o tema Casa? - De modo algum! Apenas vou te mostrar as vantagens de executá-los em casa, e a entender a importância de respeitar os procedimentos que devem ser feitos sob o atento olhar de um profissional.
 
Salão:
- Colorir: Até dá para fazer em casa, mas não com a qualidade e resultados obtidos a nível de uniformidade da cor. O que desanima muito são os preços, mas como já estive do outro lado da cadeira sei que coloração no salão envolve muitos custos que precisam ser repassados.
 
- Mechas: Sejam das mais simples como Californianas e Papelotes às mais elaboradas como as famosas Ombré Highlights. Pode parecer fácil. Até tem quem leve jeito e consiga fazer bem. Mas será que a sua prima\amiga\mãe saberiam o ponto certo de descolorir, reconheceriam se seu cabelo sofreu algum choque químico, estão emborrachando? Melhor... Será que você conseguiria corrigir um possível erro? Melhor deixar a cargo de um profissional pelo bem da saúde da sua cabeleira.
 
- Cortar: Tá bom que eu mesma já ensinei como cortar o cabelo sozinha em casa, MASSSS.... o corte em questão é apenas para fazer camadas! E mesmo assim a base precisa de manutenção feita com um profissional. Sé ensinei pois é um corte simples e que não provoca danos. Imagina tentar fazer um Bob*, Bob Assimétrico ou Long Bob? Nesses casos um erro acarretaria em ter que procurar um profissional para correção e dependendo da gravidade do erro você acabaria com um cabelo bem mais curto do que pretendia.
 
- Alisar e Relaxar: Esses quesitos eu nem precisava citar os motivos, estão mais do que implícitos. Químicas transformadoras são altamente complexas e o erro mais brando acarretaria em um cabelo não relaxado ou liso completamente, porém os erros mais severos acarretam emborrachamento, quebra, queda, queimadura no couro cabeludo, dobra química e corte químico entre outros. Sinceramente me diga se todos esses riscos valem a pena arriscar fazer em casa.
 
Casa: 
- Hidratar: É o procedimento mais simples a nível tratamento. Existem bons produtos que agem em poucos minutos e você pode fazê-lo a cada lavagem durante o banho mesmo. Então por que fazer esse tipo de tratamento fora? Com o valor gasto em duas hidratações fora, você compra um excelente hidratante capilar profissional, talvez até melhor do que o que está sendo usado no salão. Lembre-se que Hidratar nunca é demais. 
 
- Nutrir: Independente do tipo de cabelo, nutrir é importante. Em cabelos lisos  ou ondulados finos com tendência a oleosidade a necessidade é menor do que em fios com tendência a ressecamento. Infelizmente a maioria dos salões que eu já fui classificam seus tratamentos apenas como reconstrução, hidratação ou específicos por marca. Eu posso falar de um tratamento da marca X que deixa macio e brilhante, mas se eu não souber qual o tratamento que o mesmo desempenha como posso balancear o meu tratamento?
É o mesmo lance da hidratação, você consegue comprar um produto profissional por um bom preço e se fizer as contas o custo x benefício vale a pena.
 
- Reconstruir: Esse tratamento deveria estar sob o tema salão, mas como não posso garantir que seja realizado perfeitamente em todo salão, e por se tratar de um tratamento vital para a saúde dos fios,  sou obrigada a orientar que seja feito em casa e com produtos de qualidade. Não se iluda com promessas, reconstrução boa não é barata, mas vale a pena.
 
- Tratar quebra: O ideal seria que tivesse tratado antes para que não chegasse a ponto de quebra, mas quem está com esse tipo de dano muitas vezes nem sabia do que se tratava antes de ocorrer. Então preciso dizer que não tem segredo, basta reconstruir semanalmente para repor as proteínas perdidas, justamente o que torna os fios quebradiços e não descuidar da nutrição e hidratação. Por que fazer em casa? Porque esse tipo de tratamento no salão sai mais caro do que comprar todos os produtos e fazer um tratamento completo até sanar o problema.
 
- Tratar oleosidade e queda: Apesar de estar sob o tema casa, não deve ser feito nem em casa e nem no salão. Você pode usar produtos que prometem amenizar a queda e reduzir a oleosidade, mas tratar de verdade só com procedimentos e medicação receitada por dermatologistas.
 
 
 
Beijocas...

Um comentário: